Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Uma das queixas mais comuns que ouço nos meus atendimentos é em relação à candidíase, uma infecção fúngica que pode causar coceira, ardência e corrimento semelhante a queijo coalhado, entre outros sintomas.

E não é para menos: aproximadamente 75% das mulheres passam por uma ou mais crises de candidíase vulvaginal ao longo da vida. Boa parte dessas pessoas enfrentam um desafio ainda maior: a candidíase recorrente, isto é, quatro ou mais episódios de infecção fúngica por ano.

Se você já passou por isso, sabe muito bem do que eu estou falando. Além dos sintomas físicos, existem ainda impactos emocionais, sociais e econômicos sobre essa condição.

Canso de ver pessoas que se dizem profissionais de saúde atribuindo o surgimento da candidíase a uma falta de autocuidado, higiene ou até mesmo comportamentos sexuais “inadequados”.

No entanto, o que percebo mesmo, é que falta informação de qualidade para que as pessoas possam prevenir e tratar a candidíase de maneira efetiva.

Por isso, hoje vim compartilhar com você a visão do Ayurveda sobre a candidíase e como você pode aplicar esse conhecimento milenar para prevenir e tratar esse desequilíbrio. Continua comigo?

O que é candidíase vaginal, afinal?

A medicina moderna define a candidíase como uma infecção fúngica causada, na maioria das vezes, por um fungo chamado Candida albicans. Mas de onde surge esse fungo?

A Candida albicans está presente naturalmente em nosso organismo e, em condições equilibradas de saúde, não causa qualquer tipo de problema.

Porém, quando existe algum tipo de desequilíbrio, ela pode se proliferar em excesso, causando os sintomas clássicos de candidíase, como:

  • coceira;
  • ardência;
  • dor durante a micção;
  • dor durante a relação sexual;
  • vermelhidão na região da vulva;
  • secura vaginal;
  • cheiro de algo fermentado;
  • corrimento branco semelhante a queijo coalhado.

Agora, pare e pense comigo: imagine estar sentindo tudo isso e ainda ter que realizar suas atividades diárias como se nada estivesse acontecendo? 

Não é nada fácil, não é mesmo? Pois esta é a situação pela qual milhares de mulheres passam todos os anos. Para ser mais exata, cerca de 138 milhões de mulheres.

Agora que você tem a visão moderna, vamos entender a candidíase de acordo com o Ayurveda.

O que é candidíase na visão do Ayurveda?

Para o Ayurveda, todas as doenças são provenientes do desequilíbrio dos doshas. E esse desequilíbrio está intrinsecamente conectado à nossa capacidade digestiva.

No caso da candidíase, uma digestão lenta faz com que o alimento que você ingere não seja digerido adequadamente, gerando o que chamamos de ama.

Pense em ama como uma comida que começou a ser digerida, mas não terminou o processo. Ela fica pastosa, pesada, pegajosa. Então, vai se acumulando no organismo. Essa comida parada começa a fermentar e soltar um cheiro desagradável.

Essas características nos mostram o envolvimento de dois doshas: kapha, que tem como características o peso, a viscosidade e a falta de fluidez, e pitta, que é o responsável por esse processo de fermentação.

Quando esses dois doshas estão elevados no organismo, em especial na região vaginal, geram a coceira, o corrimento, a ardência, o inchaço, entre outros sintomas.

Caso haja um bloqueio de vata dosha em decorrência dessa presença de ama, a pessoa com candidíase também vai sentir dor.

E o que fazemos para tratar essa condição?

Como tratar candidíase com Ayurveda

No Ayurveda, não olhamos apenas para os sintomas, mas sim para a causa do problema. Assim, temos a chance de eliminar a doença por completo, evitando a famigerada candidíase de repetição.

Como você viu no tópico anterior, a causa da candidíase, segundo o Ayurveda, é uma digestão lenta, que chamamos de agni mandya ou mandagni. Logo, é aí que vamos trabalhar primeiro.

O primeiro passo para tratar candidíase com Ayurveda é, então, olhar para a sua alimentação.

Quais alimentos podem estar prejudicando seu agni a ponto de ele não conseguir digerir essa comida? Quando identificamos esses vilões, retiramos eles do seu prato.

Em seguida, buscamos restabelecer o seu fogo digestivo para que ele volte a funcionar adequadamente, isto é, volte a digerir tudo o que você come.

Para isso, usamos algumas ervas medicinais e especiarias, como pimenta, mostarda, canela, cominho, cravo e assafétida, entre outras. Parece simples, não é?

Enquanto tratamos a causa do problema, também vamos atuar no alívio dos sintomas, pois ninguém merece ficar passando por isso, concorda?

É aí que entram algumas formulações ayurvédicas, como ashoka aristha, triphala guggulu e lodhra asava, entre outras.

Localmente, podemos trabalhar com duchas vaginais, banhos de assento e pomadas, por exemplo. Os recursos são inúmeros.

Até aqui, talvez uma pergunta que é bastante recorrente nos meus atendimentos tenha passado pela sua cabeça: ok, mas por que eu deveria tratar candidíase com Ayurveda e não pegar aquele remédio para candidíase no posto de saúde?

Vou te responder essa no próximo tópico.

Por que tratar candidíase com Ayurveda?

A medicina moderna possui um vasto portfólio de produtos para o tratamento da candidíase. Muitos deles, baseados em substâncias como corticoides e antibióticos, que possuem inúmeros efeitos adversos ao organismo.

O uso contínuo e indiscriminado de antibióticos, por exemplo, pode contribuir para o surgimento de candidíase de repetição e até mesmo outros tipos de infecções.

Além dos efeitos adversos, esses medicamentos atuam apenas no alívio de sintomas. Ou seja, você deixa de ter coceira e ardência temporariamente, mas não evita que a candidíase volte.

Por outro lado, o Ayurveda atua na causa do problema. E esse é o único meio seguro para que você elimine de uma vez por todas a candidíase.

Isso exige um esforço maior da sua parte? Sem dúvida.

Muitas vezes, para evitar novas crises de candidíase, precisamos mudar a nossa alimentação e até mesmo alguns hábitos, como usar roupas apertadas demais. Mas o benefício a longo prazo é muito maior.

Outro dos benefícios do Ayurveda para o tratamento da candidíase é o uso de produtos naturais, livres de aditivos e substâncias que sequer conseguimos pronunciar os nomes.

E como eu nunca deixo de citar, esses produtos naturais são baratos e estão ao alcance da maioria das pessoas. Mesmo que você não tenha acesso a cânfora na sua região, por exemplo, seguramente vai conseguir gengibre ou canela.

Como prevenir a candidíase de forma simples e natural?

Segundo o Ayurveda, a prevenção da candidíase começa com mudanças de hábitos simples, especialmente, na sua alimentação.

Comece reduzindo — ou quem sabe até eliminando — açúcar, lácteos e produtos fermentados.

Observe, também, como anda a sua digestão. Como você se sente depois de comer? Quais alimentos contribuem para o seu bem-estar e quais te deixam com sensação de peso, estufamento ou gases?

Inclua na sua alimentação algumas especiarias que ajudam a manter o seu agni equilibrado, como gengibre, cúrcuma, pimenta preta, cominho, cravo e coentro, por exemplo.

Caso sinta algum desconforto na região vaginal, como um começo de corrimento branco coalhado ou mesmo ardência, você pode fazer um banho de assento morno para frio com uma decocção de neem e cúrcuma.

Por fim, se achar necessário, busque ajuda profissional. A candidíase é um desequilíbrio simples de ser tratado, mas desde que você tenha o direcionamento adequado.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas. E, caso queira se aprofundar um pouquinho mais no assunto, te convido a conhecer a Ginecologia Ayurveda.

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar