Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Ciclo das sementes é um método natural de equilíbrio hormonal através da ingestão de determinadas sementes que ajudam a regular nossos hormônios.

Essa prática vem se tornando cada vez mais difundida pela Ginecologia Natural por oferecer uma excelente alternativa às reposições hormonais sintéticas, que acabam gerando efeitos colaterais.

Além disso, ao regular nossos hormônios de forma natural, contribuímos para a prevenção de outros processos de adoecimento, como problemas de tireoide, por exemplo.

Se você está curiosa para saber como funciona o ciclo das sementes e que benefícios essa prática pode trazer para você, continue a leitura!

O que é o ciclo das sementes?

O ciclo das sementes é uma prática integrativa de saúde, na qual você sincroniza o consumo de sementes específicas com o seu ciclo menstrual, com o objetivo de fornecer ao organismo fitoestrógenos, ácidos graxos, minerais e vitaminas essenciais que trabalham em conjunto com os hormônios estrogênio e progesterona.

Nesse sentido, para aplicar o ciclo das sementes de forma correta e desfrutar dos benefícios dessa prática, você precisa primeiro conhecer o seu ciclo menstrual.

Quais são as fases do ciclo menstrual?

Um ciclo menstrual começa no primeiro dia de sangramento e termina no último dia antes do próximo sangramento.

Esse intervalo varia bastante, sendo que algumas pessoas menstruam a cada 24 dias e outras a cada 35, por exemplo. Sendo assim, o ideal é que você monitore o seu ciclo para entender quantos dias tem o seu ciclo menstrual.

Para ajudar nesse acompanhamento, você pode usar uma mandala lunar ou então aplicativos de celular que ajudam a registrar essas informações.

Já tem seu método preferido de acompanhamento? Então vamos recapitular as fases do ciclo menstrual:

  • fase menstrual: período de sangramento
  • fase folicular: período em que o óvulo está em desenvolvimento
  • fase ovulatória: período em que o óvulo é liberado pelos ovários
  • fase lútea: período entre a ovulação e a próxima menstruação

Caso queira se aprofundar no assunto, te convido a conhecer o ciclo menstrual de acordo com o Ayurveda.

Quais são os benefícios do ciclo das sementes?

O equilíbrio hormonal proporcionado pelo ciclo das sementes pode auxiliar no alívio de sintomas e desconfortos comuns durante o ciclo menstrual, como cólicas, inchaço e inflamação.

Vamos ver em detalhes as vantagens de inserir essa prática no seu dia a dia?

Regulação do ciclo menstrual

A irregularidade menstrual pode estar associada a desequilíbrios hormonais ao longo do ciclo menstrual.

Desse modo, ao fazer o ciclo das sementes de forma constante, você pode regularizar a sua menstruação, passando a ter ciclos menstruais mais estáveis e com uma periodicidade moderada.

Redução da inflamação

Quando vamos nos aproximando do período menstrual, nosso organismo aumenta os níveis de inflamação naturalmente. E uma forma de controlar essa inflamação é através do consumo de sementes.

Redução de sintomas pré-menstruais

Os sintomas comuns de síndrome pré-menstrual, como cólicas e acne, também parecem diminuir com o uso do ciclo das sementes de forma rotineira. Isso porque as propriedades medicinais das sementes utilizadas contribuem para a redução da inflamação em todo o corpo.

Redução de desconfortos na menopausa

O ciclo das sementes também é um importante aliado para quem está passando pela menopausa, pois ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo, contribuindo para a redução de fogachos, secura vaginal, dentre outros sintomas.

Nutrição

As sementes são importantes fontes de nutrição para o nosso organismo, trazendo ácidos graxos, vitaminas e minerais essenciais. Deste modo, ao praticar o ciclo das sementes regularmente, você aumenta a nutrição do seu organismo, ganhando mais saúde e disposição.

Quais são as sementes utilizadas no ciclo das sementes?

O ciclo das sementes compreende o uso de quatro tipos de sementes:

  • abóbora: melhora os níveis de testosterona no organismo
  • linhaça: importante modulador estrogênico
  • gergelim: ajuda a reduzir o excesso de estrogênio no organismo
  • girassol: ajuda a reduzir o estrogênio

Como você deve imaginar, são sementes muito fáceis de serem encontradas tanto em supermercados quanto em lojas de produtos naturais.

Essas sementes possuem ômega 3, 6 e 9, que atuam diretamente no controle da inflamação. Também contêm cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e fósforo, além de vitaminas A, B, E e K. E o mais importante: possuem fitoestrógenos, que atuam diretamente na regulação hormonal.

Como funciona o ciclo das sementes?

Para aplicar o ciclo das sementes, vamos classificar o ciclo menstrual em duas fases: fase folicular e fase lútea.

A fase folicular se inicia com o primeiro dia de sangramento e vai até metade do seu ciclo menstrual. Ou seja, se o seu ciclo menstrual dura 28 dias, a fase folicular vai dos dias 01 ao 14. A fase lútea, neste caso, vai do dia 15 ao dia 28.

Percebe por que é importante conhecer o seu ciclo menstrual?

Fase folicular (dias 1 a 14)

Durante a fase folicular, os níveis de progesterona estão mais baixos no organismo. Por isso, as sementes recomendadas são a de abóbora e linhaça.

Essas duas sementes vão ajudar na produção de testosterona e melatonina. Logo, você vai sentir mais disposição e um sono mais reparador.

Nesta fase, você também pode fazer uso da chia, que vai atuar no controle da inflamação e dos hormônios junto com as sementes de abóbora e linhaça.

Quantidade recomendada: 01 colher de sopa de cada semente por dia, durante os 14 dias.

Fase lútea (dias 15 a 28)

Nesta fase do ciclo menstrual, a progesterona aumenta e os estrógenos diminuem. Ou seja, a necessidade do seu organismo é diferente. Portanto, as sementes recomendadas são a de girassol e a de gergelim (sésamo).

Ambas sementes vão auxiliar na redução de estrogênio no organismo, otimizando seu funcionamento.

Quantidade recomendada: 01 colher de sopa de cada semente por dia, durante os 14 dias.

Como consumir as sementes durante o ciclo?

O ideal é que você consuma as sementes o mais frescas possível. Nesse sentido, procure acrescentá-las em sucos, smoothies ou mesmo chás.

Você também pode triturá-las na hora em que for consumi-las. Mas evite comprar a farinha, pois uma vez que a semente é quebrada, já começa a perder suas propriedades medicinais.

Gostou de conhecer o ciclo das sementes? A Ginecologia Natural oferece uma série de recursos e ferramentas para que você mantenha a sua saúde sem precisar recorrer a medicamentos sintéticos.

Se você quiser ficar por dentro desses métodos de autocuidado, te convido a assinar a nossa newsletter quinzenal.

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar