Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Você sabia que cerca de 80% das mulheres sofrem de cólicas menstruais ao menos uma vez na vida?

E que pelo menos metade delas tem outros sintomas, como inchaço, retenção de líquido, enxaqueca, alterações de humor e cansaço?

É… definitivamente não é fácil. Mas sabia que é totalmente possível ter cólica sem estar menstruada?

Para entender como isso acontece, é fundamental entendermos o que é a cólica menstrual, porque ela acontece e quais outros desequilíbrios de saúde podem provocar a mesma sensação.

Continua comigo?

O que é cólica menstrual?

Cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor pélvica que ocorre quando o útero se contrai para expelir o endométrio em forma de menstruação.

Esse sintoma pode surgir poucos dias antes de o sangramento começar e acompanhar todo o período de fluxo menstrual.

A intensidade da cólica menstrual varia muito de pessoa para pessoa e também de mês a mês. Por isso, é importante observarmos como os nossos corpos se comportam nesse período.

Dentro da perspectiva do Ayurveda, a cólica menstrual é resultado de um agravamento de vata dosha.

Esse agravamento ocorre de maneira natural, para que a menstruação seja expulsa do organismo. Contudo, quando o vata dosha agrava demais, leva aos sintomas características da cólica menstrual, como a dor pélvica.

Além disso, também pode provocar dor nas costas, nas pernas e dor de cabeça, entre outros sintomas.

Mas e quando a cólica ocorre sem você estar menstruada ou próxima do período menstrual, o que pode ser?

O que pode causar cólica sem estar menstruada?

Quando você sente dor pélvica fora do período menstrual, pode ser sinal de inúmeras condições. Por isso, você deve buscar uma profissional de saúde qualificada para te ajudar a compreender esse sintoma e o que pode estar causando ele.

Entre as possibilidades de condições que podem provocar cólica sem estar menstruada estão os cistos ovarianos, miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica e até doenças digestivas, como a síndrome do intestino irritável.

Esforço físico inadequado, constipação, gases e impactos externos também podem causar dores abdominais.

Percebe como existem várias causas possíveis?

Um primeiro passo para começar a investigar o que pode estar causando cólicas fora do período menstrual é observar quais têm sido seus hábitos alimentares e condutas no dia a dia.

Vou te ajudar um pouquinho com isso.

Investigando as causas da cólica sem estar menstruada

Lembra que um dos possíveis causadores de cólicas fora do período menstrual é a constipação? Junto com a constipação pode vir o acúmulo de gases.

Na maioria das vezes, esses dois sintomas são decorrentes de hábitos alimentares inadequados. Então, pare por alguns minutos e reflita sobre o que você comeu alguns dias antes de começar a sentir as cólicas abdominais.

Este simples exercício pode te ajudar a descobrir como evitar o desconforto da cólica sem estar menstruada.

Estar com os exames ginecológicos em dia também pode te ajudar a entender a causa da cólica fora do período menstrual. Um diagnóstico de fibroma uterino, mioma, cistos, endometriose ou outro desequilíbrio associado ao útero pode também indicar a origem das cólicas.

Do ponto de vista do Ayurveda, o nosso olhar, nestes casos, é sempre para o agravamento de vata dosha, especialmente de apana vayu, que é responsável pelos processos de eliminação do corpo.

Se apana vayu for bloqueado por qualquer motivo, assume um movimento contrário no organismo — de baixo para cima — provocando inúmeros desequilíbrios, dentre eles, as cólicas abdominais.

Como saber o que está provocando a cólica fora do período menstrual em você?

A primeira questão que você precisa saber é que sentir cólica não é normal, seja menstruada ou não menstruada. A dor sempre é um sinal de que algo não está bem no seu organismo. Portanto, antes de mais nada, procure ajuda especializada.

Se antes da sua consulta você conseguir observar algumas das questões que levantei anteriormente, como os seus hábitos alimentares ou qualquer diagnóstico anterior, facilita muito na busca pelo tratamento certo.

Mas o mais importante mesmo é que você não se conforme em sentir dor. Infelizmente, fomos criadas acreditando que sentir dor é normal e que todas as mulheres passam por isso. Porém, isso não é verdade.

Toda dor, todo desconforto, tem que ser investigado e tratado. Melhor ainda se esse tratamento puder ser o mais natural possível, pois os impactos e possíveis efeitos adversos no seu organismo serão mínimos ou inexistentes.

Essa é a proposta da ginecologia natural, um movimento de resgate dos saberes femininos sobre as ervas e as técnicas de cura ancestrais, herdados das curandeiras, benzedeiras, abuelas, parteiras, xamãs, raizeiras e bruxas que habitaram e habitam os quatro cantos do mundo.

Ficou interessada em saber mais? Saiba o que é ginecologia natural e como ela vem transformando a vida de milhares de mulheres ao longo do tempo.

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar