Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Allqo krishka (quechua), também conhecido como anuch’api em aymará, é uma planta nativa do Peru e Bolívia muito utilizada pelos Kallawayas, curandeiros itinerantes que percorrem os caminhos incas compartilhando sua sabedoria e medicina com os povoados próximos.

Por aqui, essa planta é conhecida como arzola, bardana-espinhosa, gatinho ou pica-três. Também pode ser chamada de carrapicho-de-carneiro e costuma ser considerada uma erva daninha, pois toma conta dos pastos. Entretanto, possui propriedades medicinais catalogadas pelos Kallawayas há mais de 1000 anos.

Continue a leitura e saiba mais sobre o allqo krishka!

Propriedades medicinais do Xanthium spinosum segundo a medicina Kallawaya

De acordo com a medicina Kallawaya, o allqo krishka pode ser usado no tratamento de escarlatina, sarampo, infecções sexualmente transmissíveis, pneumonia e tosse. Também pode ser usado como purgativo, diurético e colagogo.

Além disso, o anuch’api é considerado um excelente tônico para limpar o baço, a bexiga e os rins. Outra propriedade medicinal desta planta é o alívio da inflamação causada pelo reumatismo.

O allqo krishka também é empregado pelos Kallawayas no tratamento ao alcoolismo. Neste caso, a indicação é de uma infusão com as raízes, folhas, talo e flores de Xanthium spinosum por três meses.

Na região de Cusco, a bardana-espinhosa é usada como depurativa e para combater as afecções hepáticas. Existe, ainda, indicações de uso dessa planta para tratamento de estômago, baço, rins e ovários, na região de Cajamarca e Arequipa.

As folhas de allqo krishka podem ser mascadas para aliviar dor de dente ou aplicadas, como cataplasma, para aliviar dores reumáticas.

Xanthium spinosum na Medicina Tradicional Boliviana

Na Bolívia, o Xanthium spinosum é conhecido como amor seco, abeojo, espina de perro, choquchapi, qopajchi, anuchapo, alqokhickha, urusumaru (dialecto chiriguano), alkko kichka e amor de negro.

As raízes podem ser usadas no tratamento de aterosclerose, infecções urinárias, problemas nos rins e bexiga.

Suas folhas são empregadas no tratamento de tosse, doenças bronco-pulmonares e dores de garganta.

Doenças hepáticas e estomacais, assim como hepatite, icterícia e diarreia também podem ser tratadas com o amor seco.

No campo da ginecologia natural, o abeojo pode ser usado para problemas nos ovários, gonorreia e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Conhecido como depurador do sangue, o amor seco ainda pode ser usado em casos de hipertensão, flebite, varizes e doenças do baço.

No campo da dermatologia, a planta é usada no tratamento de acne, infecções purulentas e tumores.

Se você achou que tinha acabado, saiba que a alkko kichka ainda possui ações anti-inflamatória, antimalárica, antifebril e antirrábica.

Xanthium strumarium no Ayurveda e Medicina Unani

No Ayurveda, não encontramos a Xanthium spinosa, mas uma outra variedade da mesma planta, a Xanthium strumarium, conhecida como Gokharu ou Kutta, em Punjab. Outro nome encontrado para essa planta é shankeshvara.

Tanto no Ayurveda quanto na Medicina Unani, o Xanthium strumarium possui propriedades anti-helmínticas, antipiréticas e antiepilépticas. Além disso, é diurética, laxante e digestiva. Ela também favorece a voz, o apetite, a tez e a memória.

Suas cinzas são usadas no tratamento de feridas na boca e suas raízes no tratamento de câncer e escrófula. As raízes também podem ser usadas no tratamento de úlceras e furúnculos e suas folhas para o tratamento de herpes, malária e micose.

As frutas e sementes de gokharu são empregadas no tratamento de doenças oculares, dor de cabeça, hemorroidas e ferimentos. Estudos também indicam que shankeshvara têm ação inibidora de células cancerígenas.

Como você pode ver, uma planta considerada erva-daninha, que muitas pessoas arrancariam sem pensar duas vezes, pode ser um poderoso elixir para várias enfermidades. Tudo o que precisamos é que esse conhecimento esteja disponível de uma forma simples e acessível.

E um dos meus objetivos com a Vila Brahmi é justamente esse. Resgatar esses conhecimentos ancestrais e disponibilizá-los para que mais pessoas possam se beneficiar dessas medicinas tradicionais.

Se você gostou de conhecer mais a respeito do allqo krishka, aproveite para compartilhar este artigo com alguém que você sabe que vai gostar de conhecer as propriedades medicinais desta planta também.

E, se quiser ficar por dentro de outras plantas medicinais, acesse nosso grupo exclusivo no WhatsApp e receba todas as informações em primeira mão.

Com amor,

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar