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“Prakrti, a Matéria Primordial, que é inativa, cria este mundo combinando-se com Paramatma, a Alma Universal, que é consciente e eterna.”

Bhavaprakash Nighantu

Gosto muito desta citação do Bhavaprakash Nighantu porque explica de forma muito direta o que é Prakrti e como ela se manifesta para dar vida à Criação.

Embora essa explicação esteja inserida no capítulo sobre a origem do Universo, a verdade é que exatamente o mesmo processo acontece no corpo humano.

A matéria chamada corpo só se torna consciente e capaz de experienciar este mundo quando se une a Atma.

E é justamente por isso que o Ayurveda define “vida” como a união de sharira (corpo), indriya (órgãos dos sentidos), sattva (mente) e Atma (Alma).

Atma direciona o corpo através da mente, que capta as impressões do mundo material através dos indriyas (órgãos dos sentidos) e assim experiencia o mundo físico, adquirindo conhecimento.

Se, no macrocosmo, Prakrti é a Matéria Primordial, a Shakti que dá forma a tudo o que existe, existiu e existirá, no microcosmo, ela é a matéria que dá forma ao nosso corpo físico.

Essa matéria é formada por panchamahabhutas e dirigida por três entidades que conhecemos como sharirika doshas ou doshas do corpo.

Quer entender isso em detalhes? Então continua comigo!

Purusha e Prakrti: as energias fundamentais do Universo

De acordo com a filosofia samkhya, que é uma das bases filosóficas do Ayurveda, o Universo é constituído por duas energias primordiais: Purusha e Prakrti.

Essas energias estão fora do espaço-tempo, ou seja, são princípios eternos que emanam da divindade suprema, que é Única.

Purusha é a consciência suprema, o conhecedor, aquela que tem a potencialidade de Ser. Mas é imóvel por natureza. Portanto, não pode entrar em ação ou se transformar.

Já a Prakrti, é criativa por natureza. Uma vez que ela recebe o impulso de Purusha, sai do seu estado de equilíbrio e passa a manifestar a matéria. Ou seja, tudo o que existe no Universo é resultado de um desequilíbrio da Prakrti, causado por Purusha.

Nesse sentido, é a Prakrti que produz a diversidade do cosmos através de suas três manifestações: sattva, rajas e tamas. Sem ela, Purusha, aquele que é o conhecedor, não poderia conhecer a si mesmo.

Para tornar mais claro, temos aqui o princípio da dualidade, que é o que rege o mundo da manifestação (matéria): ativo e passivo, positivo e negativo, masculino e feminino.

Mas o que isso tem a ver com a prakrti do Ayurveda? É o que vamos ver a seguir.

O que é prakrti no Ayurveda?

Um indivíduo é um epítome do universo, pois todos os fenômenos materiais e espirituais do universo estão presentes no indivíduo e tudo aquilo presente no indivíduo também está contido no universo.

Charaka Samhita

Essa afirmação, que está no Charaka Samhita1, nos leva a uma das Leis fundamentais do Universo: somos um reflexo do cosmos.

Tudo o que acontece no universo (macrocosmo) também acontece em nossos corpos (microcosmo).

Assim como Prakrti e Purusha se combinam no nível macrocósmico para criar tudo o que existe, também se combinam a nível microcósmico para formar o corpo humano — assim como todos os seres vivos e conscientes.

Essa prakrti a nível microcósmico é o que dá forma ao nosso corpo físico. E por que isso é importante no Ayurveda? O Charaka Samhita2 também nos responde:

“aquele que vê o universo igualmente em seu próprio ser, e seu próprio ser no universo inteiro é possuidor do conhecimento verdadeiro. A pessoa que experimenta o universo inteiro em si próprio acredita que nada além de si mesmo é responsável pela felicidade e pelos sofrimentos.”

Ou seja, quando entendemos que somos um pequeno universo, onde Atma (Purusha), unido ao corpo (prakrti), cria a sua própria manifestação, compreendemos que a saúde ou a doença é resultado unicamente das nossas próprias escolhas ao longo da vida.

Se escolhemos nos alimentar mal, dormir mal, não praticar atividades físicas, sofremos as consequências disso. Isto é, desequilibramos a nossa prakrti.

Por outro lado, se passamos a nos alimentar adequadamente, a dormir um sono reparador e a movimentar nossos corpos para mantê-los saudáveis, também colhemos os resultados dessas escolhas.

Embora seja uma linguagem velada para a maioria das pessoas, o ensinamento que o Charaka Samhita nos traz é que, se observarmos o ambiente à nossa volta (o universo), perceberemos o que temos que fazer para nos mantermos vivos e saudáveis.

Era isso que os rishis (sábios) faziam na antiguidade. Eles não precisavam de um médico, um coach ou um influencer de boa forma dizendo o que eles precisavam fazer.

Eles observavam o macrocosmo, isto é, tudo o que os rodeava, e a partir dessa observação entendiam o que precisava ser feito.

Em outras palavras, no fundo, sabemos o que temos que fazer. Basta nos reconectarmos com a nossa ancestralidade, com o nosso Eu Interior, para encontrar o caminho.

Qual a importância da prakrti na terapia Ayurveda?

Em termos práticos, a prakrti de uma pessoa é como se fosse o seu DNA. Uma combinação única de doshas que confere todas as características inatas dela, como: estatura, constituição óssea, cor dos cabelos, cor da pele etc.

Além disso, essa combinação também dá pistas de quais problemas de saúde a pessoa pode vir a desenvolver ao longo da vida. E eis aqui a importância da prakrti para um terapeuta ayurveda.

Conhecer a constituição natural de uma pessoa ajuda o terapeuta a identificar pontos fortes e fracos da sua anatomia e fisiologia e assim elaborar um protocolo de tratamento personalizado para restabelecer o equilíbrio da sua saúde.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Imagine uma pessoa perfeitamente saudável. De repente, ela começa a sentir dores articulares por todo o corpo.

Essas dores são reflexo de um desequilíbrio, algo que não está bem, certo? Esse desequilíbrio acontece pelo aumento ou diminuição dos doshas no corpo.

Agora, voltando ao início da nossa conversa, lembra que os doshas são constituídos pelos panchamahabhutas?

E que esses cinco mahabhutas são manifestações da Prakrti Primordial?

Isso quer dizer que, quando tratamos um desequilíbrio dos doshas estamos tentando reequilibrar os cinco elementos (panchamahabhutas) no nosso organismo. Logo, estamos tentando devolver aquele corpo ao seu estado original. Ou seja, à sua prakrti.

Embora o profissional de ayurveda possa tratar qualquer doença sem conhecer a prakrti da paciente, tendo essa informação fica mais fácil desenvolver um tratamento que devolva a saúde de forma integral à pessoa.

Ter conhecimento da constituição natural de uma pessoa também evita que os tratamentos propostos possam trazer efeitos secundários, gerando novos desequilíbrios no organismo da paciente.

Em resumo, quanto mais próximo você se mantém da sua prakrti, mais saúde e longevidade você tem.

Quais são os tipos de prakrti?

Resumindo o que vimos até aqui, existe uma Prakrti a nível macrocósmico, que dá origem a toda a matéria, e existe a prakrti a nível microcósmico, que dá origem ao nosso corpo físico.

Essa prakrti que constitui nosso corpo físico é formada pela junção de um óvulo da nossa mãe biológica e de um espermatozoide do nosso pai biológico. Logo, a nossa constituição original é uma mistura das características de cada um deles.

Nesse sentido, podemos identificar 7 tipos principais de prakrti:

  1. Vata
  2. Pitta
  3. Kapha
  4. Vata – Pitta
  5. Pitta – Kapha
  6. Kapha – Vata
  7. Vata – Pitta – Kapha

Essa categorização é feita com base nos doshas que predominam no corpo de uma pessoa.

No entanto, se você considerar que as “quantidades” de vata, pitta e kapha — ou dos panchamahabhutas — podem variar e se combinar de inúmeras formas, fica claro que duas pessoas com prakrti vata, por exemplo, podem apresentar características bem diferentes entre si.

É por esse motivo que muitas pessoas entendem a prakrti como o nosso DNA. Ela é tão específica que nos torna indivíduos únicos.

Como saber a sua prakrti?

Identificar a prakrti de uma pessoa nem sempre é fácil, ainda mais se ela apresentar doshas e dhatus desequilibrados — o que acontece com a maioria de nós.

Geralmente, são aplicados questionários bastante extensos para tentar compreender a constituição natural da pessoa e assim determinar a sua prakrti.

Versões reduzidas desses questionários ficaram conhecidas na internet como testes do dosha. Mas, como você viu, esse é um erro de interpretação, pois quando falamos de constituição corporal, o termo correto é prakrti.

A seguir, você confere quais são as características gerais das pessoas com prakrti vata, pitta e kapha. Mas lembre-se: essas informações são apenas um norte para você começar a entender qual é a sua constituição natural.

Somente um profissional habilitado e experiente de Ayurveda saberá determinar com precisão qual é a sua constituição original.

Vata prakrti

As pessoas com predominância de vata dosha em sua prakrti geralmente são magras, com constituição corporal mais frágil. Sua pele tende a ser mais ressecada, assim como seus cabelos.

Pessoas com vata prakrti também têm dificuldade para ganhar peso, são intolerantes ao frio e possuem imunidade mais baixa. Alimentam-se de forma frequente e variável, têm um metabolismo variável e são bastante falantes.

Pitta prakrti

Já as pessoas que possuem pitta prakrti tendem a uma constituição corporal mediana, com flutuações de peso. Cabelos finos e oleosos, que embranquecem relativamente cedo também são características marcantes desse grupo de pessoas.

Intolerantes ao calor, com boa resistência física e metabolismo equilibrado, as pessoas com predominância de pitta na prakrti costumam ter uma boa imunidade e resistência a doenças.

Kapha prakrti

Pessoas com kapha prakrti costumam ser mais corpulentas, com ótima resistência a problemas de saúde, mas com uma digestão mais lenta.

Toleram bem tanto o frio quanto o calor, têm uma pele mais firme e macia e podem tender à obesidade, já que são menos ativas do que pessoas com vata ou pitta prakrti.

Os cabelos geralmente são mais espessos, macios e resistentes. Além disso, a pessoa com kapha prakrti também tem boa memória.

Pessoas que possuem prakrti vata-pitta, pitta-kapha, kapha-vata ou vata-pitta-kapha apresentam uma miscelânea dessas características. Eis o porquê de ser uma tarefa difícil determinar qual é a prakrti de uma pessoa.

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor o que é prakrti e qual a importância desse conhecimento dentro da Medicina Ayurveda.

Caso você tenha interesse em seguir se aprofundando no conhecimento do Ayurveda, te convido a ler o artigo Existe Ayurveda sem misticismo?

Um abraço e a gente se fala no próximo artigo.

Eve.

Referências:

  1. Charaka Samhita, Sharira Sthana, capítulo 5, slokas 3 e 4
  2. Charaka Samhita, Sharira Sthana, capítulo 5, sloka 6-7

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

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