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Rasa, rakta, mamsa, medo, asthi, majja e shukra são os 7 dhatus no Ayurveda, também chamados de sapta dhatus. Esses tecidos constituintes do corpo humano nos ajudam a compreender como o nosso organismo é nutrido e regenerado a partir da alimentação.

Juntamente com os malas (excretas) e os doshas, os dhatus ajudam a dar sustentação ao organismo. E, quando existe algum desequilíbrio nos doshas, os dhatus são os primeiros afetados, ou seja, são eles que apresentam os sintomas das doenças.

Neste artigo, vou te contar um pouco mais sobre os 7 dhatus no Ayurveda, como eles se formam e qual sua importância. Continua comigo?

A formação dos sapta dhatus através da alimentação

De acordo com o Ayurveda, todo o alimento que ingerimos, depois de ser digerido pelo agni, se transforma em duas substâncias principais:

  • sara: é carregada de nutrientes e será absorvida pelo corpo.
  • kitta: dejetos que serão eliminados pelo organismo.

Os nutrientes que serão absorvidos pelo organismo se transformam primeiro em rasa dhatu, que pode ser correlacionado à linfa.

Esse tecido é altamente nutritivo e o primeiro na lista de 7 dhatus no Ayurveda porque é o que dá origem a todos os demais.

Depois de rasa dhatu, nós temos a formação de rakta dhatu, isto é, o sangue. Outra substância essencial para a nossa sobrevivência.

Em terceiro lugar, nós temos a formação de mamsa dhatu, ou tecido muscular. Como você sabe, os músculos são essenciais para o nosso movimento, para a realização de atividades físicas e também para a proteção do nosso corpo.

Depois de mamsa dhatu, vem a formação do tecido adiposo ou medo dhatu. O medo dhatu é formado, essencialmente, por gordura. Portanto, o volume desse tecido está diretamente ligado à quantidade de gordura que você consome nas refeições.

O quinto dhatu no Ayurveda é asthi dhatu, ou tecido ósseo. É isso mesmo, os alimentos que você consome também são responsáveis pela saúde dos seus ossos.

Na sequência de asthi dhatu, vem majja dhatu ou a formação da medula óssea. O famoso tutano do osso.

E finalmente, o sétimo dhatu no Ayurveda é shukra ou artava, isto é, o tecido reprodutivo. Nos homens, é shukra, ou esperma, e nas mulheres são os óvulos.

Existe, ainda, uma oitava substância formada a partir de rasa dhatu, que chamamos de ojas. Mas esse tema vamos deixar para um próximo artigo, combinado?

Por que conhecer os 7 dhatus no Ayurveda?

É bastante comum as pessoas se concentrarem nos doshas e seus desequilíbrios e deixarem os sapta dhatus de lado. Mas, quando se trata de saúde ou doença, ambos têm grande importância.

Isso porque quando os doshas estão desequilibrados, eles afetam diretamente os dushyas ou, em outras palavras, os dhatus.

Essa relação é tão intrínseca e tão importante, que não podemos deixar os 7 dhatus de lado quando estamos numa consulta Ayurveda.

Por exemplo: se vata dosha está desequilibrado em sua qualidade ruksha (secura), você vai sentir isso literalmente na pele. Isto é, vai perceber que a sua pele está mais seca, descamando e esbranquiçada.

Se você sente queimação depois de comer, pode entender automaticamente que existe um desequilíbrio de pitta dosha. Logo, do seu agni.

Se você se sente inchada com frequência, vai perceber que kapha dosha não está no seu estado normal.

De forma resumida, os 7 dhatus no Ayurveda nos dão uma visão integral da interdependência que existe entre um tecido corporal e outro. E também nos alertam sobre o avanço de qualquer desequilíbrio.

Digamos que você esteja com acúmulo de gordura no organismo. Medo dhatu é o quarto dhatu na nossa lista. Se existe um desequilíbrio nele, significa que os três anteriores também estão sofrendo algum desequilíbrio.

Esse entendimento é fundamental para refletirmos sobre as nossas rotinas sazonais, sobre a prática de atividades físicas e, claro, sobre a nossa alimentação.

Afinal, se não queremos adoecer, precisamos compreender que nosso organismo é como um edifício. Se as bases, que são a alimentação, o sono e o respeito à nossa natureza estão mal fundamentadas, todo o resto pode ruir.

Qual a relação entre os dhatus e os doshas?

Além de serem influenciados diretamente pelas oscilações dos doshas, cada um dos 7 dhatus no Ayurveda é controlado por um dosha.

Isso não significa que os outros não ajam também sobre o mesmo dhatu, mas sim, que existe uma dominância de um dosha nas funções daquele tecido.

DhatuFunção principalDosha dominante
rasa dhatunutriçãokapha dosha
rakta dhatupromove vidapitta dosha
mamsa dhatusuporte aos ossoskapha dosha
medo dhatulubrificaçãokapha dosha
asthi dhatuestabilidade ao corpovata dosha
majja dhatupreenchimento dos ossoskapha dosha
shukra dhatureproduçãokapha dosha
Tabela com dhatus, função principal e dosha predominante

Como você pode notar, kapha dosha cumpre um papel determinante na formação dos tecidos. E o motivo é simples: é ele quem dá estabilidade, que promove o crescimento e a força.

Sua estabilidade é tão grande, que ele é o dosha que menos gera desequilíbrios no organismo. Por outro lado, pode ser profundamente afetado por vata dosha, em virtude da sua qualidade móvel.

Pitta, por sua vez, é responsável pelos processos de transformação no nosso organismo, muito vezes relacionados ao metabolismo. Sem pitta dosha, não conseguiríamos processar os alimentos e não conseguiríamos enxergar, por exemplo.

Por fim, vata dosha é o nosso amigo encrenqueiro, aquele que gosta de movimentar as coisas. E por ser inquieto, é o dosha que mais gera desequilíbrios no nosso organismo.

Por ser antagônico à kapha dosha, eles podem ser considerados como os dois lados de uma gangorra. Quanto um sobe demais, acaba deixando o outro mais baixo.

Espero que você tenha gostado de saber mais a respeito dos sapta dhatus no Ayurveda e tenha entendido a importância de não olhar apenas para os doshas, mas também para os sinais e sintomas que seus tecidos corporais mostram. Afinal, nosso corpo fala — e muito. Só precisamos saber ouvi-lo.

Um abraço e até o próximo artigo!

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta Ayurveda especializada em Ginecologia Ayurveda e Ginecologia Natural. Possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina e Formação em Partería Ancestral Andina. Cursa Formação em Kaya Chikitsa (Medicina Interna pelo Ayurveda), Especialização em Manas Vijñana (Psicologia e Psiquiatria pelo Ayurveda) e Especialização em Medicina Tradicional e Cosmovisão Indoamericana.

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