Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Desde tempos imemoriais, as plantas vêm sendo utilizadas de diversas maneiras na prevenção, tratamento e cura de doenças. Desse conhecimento ancestral, a prática que mais temos notícias nos dias de hoje são os chás.

Mas sabia que existem outras formas de se beneficiar das propriedades das ervas? A tintura mãe é uma delas, e é sobre ela que vamos falar hoje.

O que é tintura mãe?

Tintura mãe, também conhecida como tintura de ervas ou tintura herbal, é um preparado de álcool de cereais com ervas frescas ou secas, a depender do efeito desejado.

O álcool de cereais absorve as propriedades das ervas imersas nele, tornando-se um remédio natural para os mais diferentes tipos de desequilíbrios do organismo.

Muitas pessoas têm optado por esse tipo de medicina, inclusive terapeutas da Ginecologia Natural e Herbalismo, que veem na Natureza a fonte curadora de todas as doenças.

Para que a tintura mãe seja eficaz, é preciso conhecer a fundo as propriedades de cada planta, seja no campo físico, mental ou emocional, e selecionar aquelas que têm mais afinidade para combater o desequilíbrio.

Para que serve a tintura mãe?

A tintura mãe serve para prevenir, tratar e até curar determinadas doenças, como candidíase vaginal, cólicas, dores de estômago, dentre outras.

Mas antes de indicar ou mesmo tomar esse tipo de medicina, é necessário que você tenha passado por uma consulta com um profissional de saúde habilitado para realizar o diagnóstico e orientar sobre qual tintura mãe usar, quando e por quanto tempo.

O acompanhamento do tratamento também é de fundamental importância, já que a tintura mãe é um medicamento. Nesse sentido, pode ser contra-indicada em determinadas situações.

Como é feita a tintura mãe?

A produção de uma tintura mãe é bastante simples. Primeiro, você seleciona a erva — ou ervas — que deseja utilizar. Elas podem ser frescas ou secas.

No caso das ervas frescas, convém macerá-las, para que o extrato saia com mais facilidade.

A proporção normalmente utilizada é 10 para 1, ou seja, 10 medidas de álcool de cereais para uma medida de ervas. Por exemplo: para 20g de ervas, você utiliza 200 ml de álcool.

A mistura deve ser colocada em um vidro fumê tampado e deixado em local seco e escuro por pelo menos 15 dias. Durante este período, uma vez ao dia, você deve chacoalhar a mistura para que o álcool vá absorvendo as propriedades das ervas.

Após o período de 15 dias, a tintura mãe está pronta para ser usada. A quantidade e frequência serão determinadas pela profissional de saúde que te atendeu, conforme o diagnóstico e a linha de tratamento utilizada.

Quais são os benefícios da tintura mãe?

Os benefícios da tintura mãe variam de acordo com as ervas que foram selecionadas. Por isso, é importante entender qual é o propósito de você estar tomando essa medicina.

Por exemplo: você pode tomar uma tintura de dente de leão para desinflamar o corpo ou uma tintura de gengibre para reduzir náusea e vômito. Também é possível utilizar uma tintura mãe de valeriana em casos de insônia.

Para além disso, a tintura mãe é muito recomendada por se tratar de um medicamento natural, à base de plantas que você pode ter no seu quintal.

O custo de produção de uma tintura mãe também é muito barato, tornando essa medicina bastante acessível para um número maior de pessoas. E, em um país onde 9 a cada 10 pessoas não tem como arcar com despesas de saúde, métodos naturais e integrativos como este são sempre muito bem-vindos.

Tintura mãe e Ayurveda

No Ayurveda, não observamos exatamente a produção de tintura mãe como vemos no Herbalismo e na Ginecologia Natural. No entanto, temos dois preparados fermentados que podem ser comparados a ela: asava e arishta.

Arishta

Aqui, as ervas são misturadas a outros ingredientes, como açúcar ou mel, para que fermentem naturalmente, gerando um teor alcóolico muito baixo — entre 5% e 10%.

O preparado é colocado em um recipiente fechado e armazenado em local abrigado da luz de 15 a 45 dias, a depender do tipo de arishta que se está fazendo.

Passado esse período, o medicamento é filtrado para um novo recipiente e então está pronto para ser consumido de acordo com as recomendações da sua terapeuta Ayurveda.

Asava

No asava, as ervas são misturadas com água, seguindo-se o mesmo processo do arishta até que se possa consumir a medicina.

Quando usar a tintura mãe?

A tintura mãe é uma excelente substituta para os chás, nos casos em que você precisa tomar a medicina ao longo do dia, mas não tem acesso a uma cozinha para esquentar a água e fazer o chá naquele momento.

Ela também pode ser mais concentrada do que o chá, gerando efeitos mais rapidamente.

Qual a diferença entre tintura mãe e garrafada?

A tintura mãe normalmente é feita com apenas uma erva, como alecrim, poejo, orégano, entre outras. Já a garrafada traz uma mistura de mais ervas, destinando-se a tratamentos mais complexos.

Gostou de saber mais sobre a tintura mãe? Continue acompanhando os conteúdos da Vila Brahmi de forma simples e descomplicada. Faça parte da nossa comunidade no Telegram!

Um abraço,

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.