Rtucharya ou ritucharya é um conjunto de rotinas do Ayurveda que devemos adotar a cada estação a fim de que a mudança de clima não afete a nossa saúde. Essas rotinas envolvem desde a mudança de alimentação até comportamentos sociais. Mas por que isso é tão importante?
De acordo com o Ayurveda, somos impactados pelo ambiente no qual vivemos. E o clima externo influencia diretamente no equilíbrio ou desequilíbrio dos doshas.
Desse modo, toda vez que há uma mudança de estação, devemos nos preparar para que esses impactos sejam minimizados, cuidando para que o nosso corpo vá se adaptando gradativamente ao novo ambiente.
Assim, evitamos gripes, resfriados, dores de garganta, alergias e outras situações que costumam acontecer na virada das estações.
Se você quer entender um pouco melhor como funcionam as rotinas Ayurveda a cada estação, continue a leitura!
O que significa rtucharya, afinal?
Rtucharya é uma palavra de origem sânscrita que deriva de outros dois termos: rtu e charya. Rtu significa estação, enquanto charya significa conduta correta. Ou seja, rtucharya é realizar as condutas corretas a cada estação para que você mantenha a sua saúde.
Diferentemente da interpretação ocidental, o Ayurveda considera que um ano é dividido em 6 estações de 2 meses cada, a saber:
- vasanta (primavera)
- grishma (verão)
- varsha (estação chuvosa)
- sharad (outono)
- hemanta (início do inverno)
- shishira (fim do inverno)
Para cada uma dessas estações, existe uma rotina específica — um rtucharya — para que você mantenha os doshas em equilíbrio e assim evite doenças. Portanto, a cada dois meses, você deveria adaptar as suas atividades e alimentação para acompanhar as mudanças que ocorrem na natureza.
Porém, existe um equívoco enorme das pessoas ao aplicar essa dinâmica.
Pare e pense comigo por um minuto: o inverno do Rio Grande do Sul é o mesmo inverno de Goiás? O inverno de Goiás é o mesmo do Ceará?
Se a sua resposta foi “não”, parabéns, você já está a meio caminho de compreender que o rtucharya expresso nos samhitas e nighantus não é o mesmo para todo mundo.
As rotinas Ayurveda que você vai adotar devem ser pensadas de acordo com o clima da região onde você está. Caso contrário, em vez de estar equilibrando os doshas e mantendo a sua saúde, você poderá estar num caminho totalmente contrário.
Por que seguir uma rotina diferente a cada estação?
Somos influenciados pelo ambiente externo a todo momento. Se faz frio, buscamos alimentos mais quentes e pesados, além de nos agasalharmos. Se faz calor, preferimos roupas mais leves e alimentos igualmente mais fáceis de digerir.
Essas são as mudanças que conseguimos perceber de forma mais palpável. Mas, de acordo com a Medicina Ayurveda, essas mudanças também acontecem a nível molecular, afetando os doshas.
Isso quer dizer que a cada estação os doshas se movimentam de formas diferentes, acumulando, agravando ou reduzindo, o que afeta a nossa saúde.
Por exemplo: se uma pessoa já tem um agravamento de kapha dosha no organismo e, naturalmente, kapha agrava durante a primavera, a tendência é que ela sinta mais os sintomas desse aumento do dosha no organismo.
Diante disso, o primeiro motivo pelo qual você deveria observar o ritucharya é evitar o agravamento dos doshas no seu organismo a tal ponto que isso se concretize em uma doença.
O segundo motivo, que eu considero tão importante quanto o primeiro, é que, ao acompanhar o ritmo da natureza, você está respeitando o ritmo do seu próprio corpo. E quando estamos conectados desta forma com a Mãe Natureza, tudo flui com muito mais facilidade.
Quais são as rotinas Ayurveda para cada estação?
Finalmente chegamos no cerne da questão: quais são as rotinas Ayurveda para cada estação?
Rtucharya para o inverno
O inverno, no hemisfério Sul, começa oficialmente no dia 21 de junho. Embora varie um pouco, essa é a data em que ocorre o solstício de inverno, isto é, o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol.
É neste dia que temos o menor dia do ano e noite mais longa do ano. A partir daí, o Sol volta a se aproximar da Terra lentamente ao longo dos próximos meses, até chegarmos ao solstício de verão, no dia 21 de dezembro.
Para quem está em locais que fazem frio durante o inverno, o Ayurveda faz algumas recomendações:
- priorizar alimentos com sabor doce, azedo e salgado;
- fazer oleação pela manhã com óleo medicado com propriedades que aliviem vata dosha;
- praticar atividades físicas até a metade da sua capacidade física;
- comer alimentos mais pesados, como carnes gordurosas, farináceos e grãos colhidos recentemente;
- expor-se à luz do sol e ao fogo (no caso, podemos pensar em aquecedores) de forma moderada.
Vale lembrar que durante o inverno o nosso agni (fogo digestivo) fica mais forte. Por isso temos a tendência a comer alimentos mais pesados. Entretanto, um cuidado que temos que ter é em relação a Kapha dosha, que vai se acumulando durante o inverno.
Rtucharya para a primavera
Na primavera, o Kapha dosha que se acumulou durante o inverno começa a se liquefazer. E aí vem as consequências de uma alimentação desequilibrada durante o inverno.
Alergias, problemas respiratórios e até mesmo aquela sensação de aumento de peso podem surgir. Portanto, a indicação de rotina Ayurveda para a primavera é de tentar conter o agravamento de kapha dosha, através de hábitos que promovam a sua pacificação:
- priorizar alimentos amargos, picantes, adstringentes e de fácil digestão;
- consumir alimentos que estimulem o agni, que começa a enfraquecer;
- evitar dormir durante o dia, pois além de desregular o seu sono também afeta a sua digestão.
Rtucharya para o verão
Quando o calor chega, kapha dosha começa a reduzir e vata dosha começa a aumentar. Então, é hora de deixar de começar a priorizar os alimentos pacificadores de vata dosha, a saber: doces, azedos e salgados.
Perceba que eu falo “priorizar”. Isso quer dizer que você deve continuar consumindo outros alimentos também, mas em menor quantidade. Uma dieta equilibrada sempre é a melhor maneira de manter a sua saúde em dia.
Além das mudanças alimentares, no verão também é interessante que você mantenha uma rotina de atividades físicas mais leves, pois a força do seu corpo está diminuída.
Evitar expor-se ao sol em demasia é outra recomendação do rtucharya de verão. Ainda mais naquele solão de meio-dia!
Rtucharya para o outono
Durante o outono, o dosha que tende a agravar é pitta. Por isso, é importante priorizar alimentos com sabor adstringente, amargo e doce.
Evitar a exposição ao vento e à geada, além de não dormir durante o dia, são outras recomendações do Ayurveda que você pode aplicar facilmente na sua rotina de outono.
Como você pode ver, não é nada impraticável. Pelo contrário, são pequenas adaptações que podemos fazer ao nosso dia a dia e que contribuem muito para a manutenção da nossa saúde.
Évelim, e para quem não está nos estados mais frios? Bem, a resposta sempre é: depende. Depende de onde você está e, principalmente, como está o clima.
Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional para te orientar sobre as melhores rotinas Ayurveda a cada estação.
Se você quiser ficar por dentro de novos artigos como este, te convido a assinar a nossa newsletter quinzenal.
Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.
Eve.