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O Ayurveda é um sistema de medicina que nos ajuda a compreender de forma simples e prática como os alimentos impactam na nossa saúde. E uma das premissas básicas para essa investigação é o conhecimento dos rasas ou sabores.

De acordo com os clássicos ayurvédicos, existem 6 sabores que predominam nas substâncias: madhura, amla, lavana, katu, tikta e kashaya — doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente, respectivamente.

Cada um desses 6 sabores provoca determinados efeitos no corpo, ajudando a pacificar ou agravar os doshas.

Por isso, quando falamos em alimentação no Ayurveda, entender o que são os rasas e quais são seus efeitos no corpo é fundamental.

De onde surgem os 6 sabores no Ayurveda?

De acordo com a Filosofia Ayurveda, que chamamos de Padartha Vijñana, tudo o que existe no Universo é formado por cinco elementos primordiais, conhecidos como panchamahabhutas.

Esses elementos são: akasha (éter), vayu (ar), agni (fogo), jala (água) e prthvi (terra).

Para formar os rasas ou sabores, os panchamahabhutas se combinam de uma maneira específica, como você vê a seguir:

SaborPanchamahabhutas
madhura (doce)prthvi (terra) + jala (água)
amla (azedo)agni (fogo) + prthvi (terra)
lavana (salgado)jala (água) + agni (fogo)
tikta (amargo)akasha (éter) + vayu (ar)
katu (picante)agni (fogo) + vayu (ar)
kashaya (adstringente)prthvi (terra) + vayu (ar)

Os três primeiros sabores não têm a presença de vayu, isto é, ar. Nesse sentido, podemos imaginar que eles são mais suculentos.

Os três últimos, por outro lado, têm vayu (ar), mas não têm jala (água). Logo, podemos inferir que eles têm qualidades mais secas.

Somente com essa informação já podemos entender uma série de coisas no Ayurveda, como a influência dos rasas nos doshas.

Como os rasas influenciam os doshas?

Se você já conhece um pouquinho de Ayurveda, sabe que os doshas são formados pelos mesmos panchamahabhutas que os rasas.

Mas, caso tenha chegado aqui sem entender muito bem como isso funciona, vou resumir aqui para você:

  • Vata dosha é formado por akasha e vayu mahabhutas;
  • Pitta dosha é formado por agni e jala mahabhutas;
  • Kapha dosha é formado por jala e prthvi mahabhutas.

Aqui, preciso fazer um parênteses. A classificação acima é a mais aceita pela maioria dos profissionais de Ayurveda. No entanto, o Sushruta Samhita classifica pitta dosha como sendo constituído apenas por agni mahabhuta.

Particularmente, eu concordo com ele, por uma questão de equilíbrio na matéria. Se você observar, vata e kapha dosha são opostos. O primeiro formado por akasha (éter) e vayu (ar) e o segundo por jala (água) e prthvi (terra).

Nesse sentido, entendo pitta dosha como a “tensão” gerada entre esses dois opostos, como a energia magnética gerada entre as duas polaridades de um ímã. Mas para não ficar muito confuso, esse papo pode ficar para outro dia.

Voltando a como os rasas influenciam os doshas, criei uma tabelinha para ficar mais fácil de visualizar:

RasaVataPittaKapha
madhurapacificapacificaagrava
amlapacificaagravaagrava
lavanapacificaagravaagrava
tiktaagravapacificapacifica
katuagravaagravapacifica
kashayaagravapacificapacifica
Rasas e seus efeitos nos doshas

Agora que já sabemos de onde se originam os 6 sabores no Ayurveda e como eles afetam o equilíbrio dos doshas, que tal conhecermos as características dos rasas?

Como identificar os 6 sabores no Ayurveda?

Em nosso dia a dia, costumamos associar o sabor doce com aquilo que contém açúcar, o sabor salgado com aquilo que contém sal, e assim por diante. Mas no Ayurveda, esses conceitos são um pouco diferentes.

No Ashtanga Hrdayam, que é um dos livros clássicos do Ayurveda, podemos observar os rasa lakshanas, isto é, os efeitos dos sabores no momento em que a substância toca a nossa língua.

E é por meio desse “diagnóstico” prático que descobrimos qual é o rasa de cada alimento.

  • Madhura rasa (sabor doce): adere à parte interna da boca e provoca sensação de prazer;
  • Amla rasa (sabor azedo): estimula a salivação e causa arrepios, provocando o latejar dos dentes;
  • Lavana rasa (sabor salgado): estimula a salivação e causa sensação de ardência na boca e garganta;
  • Tikta rasa (sabor amargo): limpa a boca e dificulta a percepção de outros sabores;
  • Katu rasa (sabor picante): causa irritação, provoca queimação e estimula a secreção de fluidos dos olhos, nariz e boca;
  • Kashaya rasa (sabor adstringente): reduz a percepção de sabor na língua e causa obstrução na garganta.

Vale a pena você fazer o teste com alguns alimentos para perceber se esses sinais realmente se apresentam.

Sabendo como identificar os rasas na prática, o próximo passo é entender que efeitos eles causam no organismo, certo?

Rasa karma: quais são os efeitos dos 6 rasas no corpo?

Dificilmente encontramos um alimento que tenha apenas um sabor. Até porque, todos os panchamahabhutas estão presentes em todas as coisas do Universo.

O que diferencia uma maçã de uma pedra, por exemplo, é a quantidade de cada mahabhuta em cada uma dessas substâncias.

Nesse sentido, quando falamos que uma maçã é doce, estamos falando que existe uma predominância do sabor doce nela. Mas isso não significa que ela não tenha outros sabores em menor quantidade.

Dito isto, vamos ver quais são os karmas ou ações de cada rasa no nosso organismo:

Madhura rasa

O sabor doce é, via de regra, comparado a kapha dosha. Isso porque o madhura rasa é formado por prthvi (terra) e jala (água), assim como kapha dosha.

Então, a primeira coisa que podemos entender é que o consumo de alimentos com sabor predominantemente doce vai aumentar kapha dosha no organismo.

Por outro lado, o sabor doce vai apaziguar tanto pitta quanto vata dosha. Lembra da nossa listinha anterior, certo?

Madhura rasa é o sabor mais nutritivo. Por isso, ele tende a aumentar os tecidos corporais, que chamamos de dhatus.

Logo, seu consumo excessivo pode levar à obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas. Mas, se consumido com moderação, mantém você forte, bem disposta e atenta.

Amla rasa

Se você voltar na nossa tabelinha, vai lembrar que amla rasa é formado por prthvi (terra) e agni (fogo). Por isso, um dos principais benefícios do sabor azedo é estimular o agni ou fogo digestivo.

Mas tome cuidado: se consumido em excesso, o amla rasa pode agravar pitta e kapha dosha, além de causar aumento de asrk (sangue). E esse desequilíbrio pode levar a doenças, como erupções cutâneas, vertigem e edemas, dentre outras.

Lavana rasa

Chegamos ao sabor salgado, que está presente em boa parte da nossa dieta não só no sal de cozinha, mas no sódio utilizado em uma infinidade de alimentos industrializados.

Se usado de forma equilibrada, o lavana rasa ajuda a manter os canais do corpo desobstruídos, contribui para uma boa digestão e aumenta o paladar.

Mas em excesso, ele pode estimular a perda de cabelo, o surgimento de rugas na pele e perda do vigor do corpo.

Tikta rasa

O tikta rasa, ou sabor amargo, é um excelente vermífugo, estimulante do metabolismo e antifebrífugo. Ele também alivia náuseas e a sensação de queimação.

Porém, se consumido em excesso, pode causar constipação e agravar vata dosha, levando ao desenvolvimento de inúmeras doenças.

Katu rasa

O sabor picante, característico das pimentas, é ótimo para reduzir o inchaço, a oleosidade e o excesso de gordura no organismo. Também é um excelente digestivo, ajudando a fortalecer o agni.

Justamente por essa característica, o katu rasa é muito utilizado em terapias de panchakarma, onde é necessário expulsar os doshas do corpo.

O consumo excessivo pode levar à perda de tecidos, tremores e dores corporais, devido ao aumento de vata dosha.

Kashaya rasa

O último dos 6 sabores, kashaya rasa alivia pitta e kapha dosha aumentados. Portanto, é ótimo para reduzir a gordura corporal e o inchaço pelo excesso de líquidos.

Por outro lado, pode causar ressecamento do organismo, levando à constipação, pele seca e outros sintomas característicos de agravamento de vata dosha.

Rasa e anurasa: sabor primário e secundário no Ayurveda

Como eu disse anteriormente, dificilmente vamos encontrar um alimento com um único rasa. Sempre haverá outros sabores envolvidos. Nesse sentido, o Ayurveda traz uma dupla classificação: rasa (sabor primário) e anurasa (sabor secundário).

O sabor primário é aquele que você sente imediatamente ao colocar na boca. Já o sabor secundário é aquele que você sente na parte de trás da língua, quando já está mastigando ou quase engolindo o alimento.

Imagine um chocolate com recheio de pimenta. Ao colocar o chocolate na boca, você sente o sabor doce. À medida que vai mastigando, começa a perceber o sabor picante. A sensação é justamente essa.

Qual a importância de entender os 6 sabores no Ayurveda?

Os rasas são como bússolas que nos conduzem ao nosso objetivo através da alimentação. Em outras palavras, eles nos ajudam a selecionar melhor os alimentos que precisamos.

Então, se você apresentar sintomas de agravamento de vata dosha, por exemplo, como constipação, flatulência e cólicas, o ideal é consumir alimentos com sabor doce, azedo e salgado, que vão ajudar a pacificar vata dosha.

Agora, se você sente queimação, refluxo e azia, vai buscar alimentos com sabor kashaya, tikta e madhura, que são os pacificadores de pitta dosha por natureza. Entendeu a lógica?

O Ayurveda nos ensina de uma forma muito simples e didática sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde. Tudo o que precisamos fazer é prestar atenção à nossa rotina e como nosso corpo está respondendo a ela.

Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer melhor o que são os rasas no Ayurveda e como eles influenciam a nossa saúde. Se quiser se aprofundar um pouco mais no tema, te convido a conhecer os benefícios do Ayurveda.

Um grande abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

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