Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Endometriose é uma doença inflamatória crônica que pode impactar significativamente a vida de uma mulher. De dores crônicas à depressão, chegando à infertilidade, essa condição afeta não só a saúde física, mas também mental, emocional e social.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde — OMS, cerca de 190 milhões de mulheres em idade reprodutiva sofrem de endometriose. Um número que pode estar bem aquém da realidade, já que o diagnóstico pode levar até 10 anos para ser feito.

Mesmo diagnosticada, a mulher ainda sofre inúmeros desafios, como falta de tratamentos adequados, atendimento precário por parte de profissionais despreparados e ausência de acolhimento por parte de familiares, amigos e colegas de trabalho.

Essas barreiras podem se tornar tão grandes que podem afetar a vida social, levando ao isolamento e ao abandono de atividades essenciais para uma boa saúde e qualidade de vida, como atividades físicas e de lazer.

Se você quer saber mais sobre a endometriose e como o Ayurveda pode te ajudar a lidar com essa condição, continue a leitura!

O que é endometriose?

Endometriose é uma doença inflamatória crônica causada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Essa condição causa sintomas como dor pélvica crônica, distensão abdominal, fadiga, náusea, ansiedade, depressão e infertilidade, entre outros sintomas.

O tecido endometrial é a camada que reveste o útero internamente para receber o embrião logo após a ovulação. Quando não há fecundação do óvulo, essa camada se desfaz e constitui a menstruação.

Contudo, uma em cada dez mulheres tem a presença desse tecido em locais fora do útero, normalmente, na cavidade abdominal, o que causa inflamação. À medida que o corpo tenta curar esses focos de inflamação, cria cicatrizes que pioram os sintomas da endometriose.

Para o Ayurveda, não existe uma única doença que pode ser relacionada à endometriose. Existe um conjunto de condições que podem ser associadas ao que conhecemos como endometriose.

Em outras palavras, para compreendermos a endometriose sob o ponto de vista do Ayurveda, precisamos conhecer os sintomas que a paciente apresenta. Somente depois do diagnóstico é que vamos traçar um plano de tratamento personalizado.

Quais são os sintomas de endometriose?

Como você viu no início do artigo, entre os sintomas físicos mais comuns de endometriose estão a dor pélvica crônica, distensão abdominal, náusea, vômito, dor durante as relações sexuais, dor ao urinar ou defecar, fadiga crônica, fluxo menstrual intenso e infertilidade, entre outros.

Esses sintomas, que podem se tornar incapacitantes, podem causar impactos emocionais, levando à ansiedade, depressão, baixa autoestima e baixa libido, por exemplo.

Todo este contexto pode, ainda, afetar os relacionamentos e até mesmo a vida profissional da mulher. Portanto, a endometriose é uma condição que priva a mulher de ter uma vida e uma saúde plenas.

O que causa a endometriose, afinal?

A medicina moderna já teceu diversas teorias sobre as causas da endometriose, mas ainda não conseguiu determinar exatamente como a doença surge. Esse é um dos fatores que faz com que o diagnóstico e tratamento sejam tão difíceis.

Contudo, pela ótica do Ayurveda e a análise dos sintomas, conseguimos chegar não só à causa do problema como também a linhas de tratamento bastante efetivas.

A causa da endometriose segundo o Ayurveda

Para o Ayurveda, a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida desregrados levam à viciação dos três doshas, em especial, vata dosha.

Com esse agravamento de vata dosha, em vez de a menstruação ser totalmente expelida pelo canal vaginal, uma parte dela reflui para cima. Desse modo, o tecido endometrial “vaza” para a cavidade abdominal.

Esse tecido endometrial é composto de células que se depositam em vários locais. Por exemplo, na parede uterina, nas trompas de falópio, no reto, na bexiga e até no intestino, e começam a se proliferar.

Como estão fora do seu local de origem, essas células endometriais acionam o nosso sistema imunológico. Ou seja, nosso próprio organismo tenta eliminar esse tecido que está deslocado.

Agora que você já sabe o que é endometriose, quais são suas causas e sintomas, seguramente está se perguntando: como tratar essa condição, então?

Como tratar endometriose de acordo com o Ayurveda

Se o gatilho da endometriose são os hábitos alimentares e estilo de vida, nada mais natural do que começarmos o tratamento da endometriose por aí, certo? Portanto, o primeiro passo para tratar a endometriose com Ayurveda é fazermos uma revisão da sua alimentação e estilo de vida.

Essa etapa do tratamento é chamada de nidana parivarjana. Ela consiste em eliminar da sua rotina hábitos que podem estar contribuindo para a formação da endometriose.

Nesse sentido, buscamos eliminar alimentos e rotinas que causam inflamação e introduzir alimentos e rotinas que ajudem a desinflamar o seu corpo.

Também cuidamos para que a sua digestão fique equilibrada, pois um dos motivos de agravamento de vata dosha é a formação de ama (toxinas) no seu organismo.

Ajustada a sua alimentação e estilo de vida, partimos para a segunda etapa do tratamento de endometriose segundo o Ayurveda: a pacificação dos doshas agravados ou shamana chikitsa.

A partir dos sintomas apresentados, entendemos quais doshas estão atuando de forma desequilibrada e então desenvolvemos o protocolo de tratamento de forma personalizada.

E no que consiste esse protocolo? Uso de infusões e decocções de plantas, introdução de especiarias na sua alimentação, terapias de oleação, enemas e outros recursos próprios do Ayurveda para pacificar os doshas agravados.

Quando necessário, podemos ir para uma terceira etapa do tratamento de endometriose no Ayurveda, que se chama panchakarma.

Os procedimentos de panchakarma são usados para expulsar os doshas agravados do corpo e só devem ser aplicados em casos mais graves. Além disso, só devem ser realizados em ambiente hospitalar. Essas medidas são necessárias para a sua segurança.

Para concluir

Espero ter te ajudado a conhecer melhor o que é endometriose, quais são suas causas e sintomas sob a ótica do Ayurveda. É claro que este é um tema muito extenso, por isso, resumi aqui os principais pontos que você precisa saber.

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo!

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar