Fale com a gente

+55 41 9 9243-5848

Email

ola@vilabrahmi.com

Nosso horário

Seg - Sex: 9h às 17h

Bibhitaki (Terminalia bellirica) é uma planta originária do Srilanka e Mianmar, de aspecto muito semelhante ao de uma noz moscada.

Se à primeira vista ele não chama tanto a atenção, quando nos deparamos com suas propriedades medicinais, isso muda completamente.

Juntamente com o amalaki e o haritaki, o bibhitaki compõe uma das formulações mais famosas do Ayurveda, a triphala. Mas, mesmo de forma isolada, ele traz benefícios incríveis.

Continue a leitura e descubra quais são eles!

Bibhitaki: o que é?

Bibhitaki ou baheda é uma árvore de grande porte encontrada em toda a Índia, cujo nome científico é Terminalia bellirica.

Seus frutos são usados em diversas formulações ayurvédicas, sendo que a mais conhecida é a triphala, uma junção de amalaki, bibhitaki e haritaki.

O bibhitaki é conhecido como o fruto que tira o medo da doença, tamanha é a admiração por suas propriedades medicinais.

Propriedades do bibhitaki segundo o Ayurveda

Segundo o Bhavaprakash Nighantu, o bibhitaki possui sabor adstringente e potência quente. Ele é frio ao toque e tem sabor pós-digestivo doce. Suas propriedades são capazes de pacificar kapha e pitta dosha.

De maneira geral, ele é purgativo e cura a tosse e distúrbios da voz. É considerado excelente para a saúde dos olhos e cabelos. Também é usado no tratamento contra vermes e calvície.

A parte de dentro da noz de baheda cura sede, vômito, reduz kapha e vata, é de fácil digestão, adstringente e pode causar intoxicação.

De acordo com o Raj Nighantu, as propriedades medicinais do bibhitaki são distintas segundo sua etapa de maturação.

Quando verde, é purgativo. Maduro, é adstringente e usado para tosse, dor de garganta, febre, diarreia, doenças do baço e inchaços reumáticos.

O óleo de bibhitaki é adstringente, dá força, é laxativo e diurético. Usado para dor de garganta, tosse e faringite. Em goma, é purgativo.

Benefícios do bibhitaki para a sua saúde

Tradicionalmente usado no tratamento de hipertensão, diabetes e reumatismo, o bibhitaki é considerado um poderoso antioxidante e rejuvenescedor.

Ele pode ser usado no tratamento de diversos tipos de febre, tosse, inflamação, diarreia e disúria.

Extremamente benéfico para a saúde dos olhos, o baheda também contribui para a saúde dos cabelos e da garganta.

Em forma de óleo (aksha taila), é usado para pacificar vata e pitta dosha. O óleo das sementes também pode ser usado para reduzir a inflamação das articulações em casos de reumatismo.

Bibhitaki também é muito utilizado no tratamento de anemia, asma e até câncer. Dores de cabeça e cólicas também podem ser tratadas com preparados a partir desse fruto.

A Terminalia bellirica também tem efeitos cardioprotetores (protege o coração) e é promissora nos estudos sobre medicamentos contra o câncer, especialmente o câncer de mama e carcinoma de pulmão.

O extrato da folha de bibhitaki é antibactericida e a pasta preparada a partir de suas folhas tem ação cicatrizante.

Outros benefícios do bibhitaki são os efeitos hepatoprotetores, anti-ulcerativos e antipsicóticos.

Onde encontrar bibhitaki?

Infelizmente, não temos a Terminalia bellirica ou bibhitaki naturalmente aqui no Brasil. Para ter acesso a esse poderoso fruto, precisamos adquirir medicamentos importados, o que nem sempre é possível.

Porém, dentro das medicinas tradicionais latinoamericanas, como a Medicina Andina ou Guarani, por exemplo, podemos encontrar medicamentos naturais que podem ser usados para os mesmos problemas solucionados pelo bibhitaki.

Por exemplo, para o tratamento de câncer, temos o noni (Morinda citrifolia). Para hipertensão, podemos usar o hibisco. Para tosse e outros problemas respiratórios, podemos usar o gervão (Stachytarpheta cayennensis).

Como você pode ver, a natureza nos provê das mesmas soluções através de plantas distintas, de acordo com a região em que vivemos.

Por isso é tão importante conhecermos as plantas nativas de onde moramos. Assim, podemos cuidar da nossa saúde com muito mais autonomia e independência.

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o bibhitaki, também conhecido como baheda. Se quiser continuar conhecendo mais sobre plantas medicinais, te convido a conhecer o nosso glossário de ervas.

Um abraço e até o próximo artigo!

Eve.

Évelim Wroblewski

Évelim Wroblewski é terapeuta ayurveda especializada em ginecologia ayurveda (striroga) pelo Instituto Adhipati e Sankarakripa Arogya Nikethanam, terapeuta da ginecologia natural pela escola Curandeiras de Si, e possui Formação em Medicina e Herbolaria Tradicional Andina pelo Instituto de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia Indígena de Santiago em parceria com a Escola de Medicina Andina.

Você também pode gostar