O Barbatimão, ou Stryphnodendron adstringens, é uma espécie presente desde a Costa Rica, na América Central, até o Sul do Brasil, com maior presença no Cerrado brasileiro.
Amplamente utilizado pela medicina tradicional, o barbatimão é bastante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antibactericidas.
Um dos queridinhos da Ginecologia Natural, o ele pode ser consumido na forma de decocções, pomadas, cataplasmas, óleos medicados, banhos de assento e inúmeras outras formas.
Curiosa para saber mais sobre o barbatimão? Continue comigo!
O que é barbatimão, afinal?
Barbatimão é uma árvore que chega a ter de 4 a 5 metros de altura em idade adulta, com tronco tortuoso e casca grossa. É essa casca que usamos nos preparos medicinais, como chás, pomadas e banhos de assento, por exemplo.
Para que serve o barbatimão?
Eu considero o barbatimão uma planta coringa quando o assunto é saúde. Isso porque ele reúne uma série de propriedades medicinais que nos permitem realizar diversos tipos de tratamento.
Vou listar para você algumas delas:
- anti-inflamatório
- antisséptico
- antibactericida
- antioxidante
- antifúngico
- antimicrobiano
- antiparasitário
- antiviral
- antidiarreico
- anticancerígeno
- antiartrítico
- cicatrizante
Como você pode ver, a lista é realmente grande. Mas o que isso significa? Em que situações você pode usar o barbatimão para melhorar a sua saúde?
Quais são os benefícios do barbatimão?
O barbatimão pode ser usado no tratamento de infecções de pele e na cicatrização de feridas. Para isso, você pode fazer um cataplasma de barbatimão, macerando a casca o máximo possível com um pouco de álcool 70%, até que a mistura se torne pastosa. Em seguida, é só aplicar no local da ferida e manter por algumas horas. A troca do cataplasma deve ser feita sempre que a mistura já tiver secado.
Você também pode fazer a decocção de Stryphnodendron adstringens, fervendo a casca por aproximadamente 5 minutos em água e, em seguida, quando a água estiver em temperatura mais amena, lavar a região afetada pela infecção ou ferida.
A mesma decocção pode ser feita para que seja consumida como chá. Neste caso, você vai aproveitar todos os benefícios do barbatimão de forma interna.
Isso significa que ele vai ajudar a desinflamar o seu corpo, melhorar sintomas de gripe, eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, e fortalecer seu sistema imunológico.
O barbatimão também é ótimo para ajudar na eliminação de parasitas e no controle da diarreia.
E, caso você não seja muito fã de chás, pode optar por fazer a tintura-mãe de barbatimão.
Mas os benefícios do barbatimão não param por aqui. Continua comigo?
Barbatimão na Ginecologia Natural
O Stryphnodendron adstringens faz parte de qualquer farmácia natural que se preze. E não para menos: ele é um grande aliado da saúde feminina. Veja algumas das aplicações desta erva:
Infecções vaginais
O chá de barbatimão pode ser indicado em casos de infecções vaginais, como candidíase, vaginose bacteriana, coceiras e corrimentos. Também é indicado para o tratamento de herpes genital, bartolinite e hemorragias.
Infecções urinárias
O chá de barbatimão também pode ser ótimo no tratamento de infecções urinárias, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antimicrobianas.
Cólicas
Por ser um potente anti-inflamatório, a casca de Stryphnodendron adstringens também pode ajudar no alívio de dores durante o período menstrual.
Saúde da região íntima
O sabonete de barbatimão é muito indicado para a higiene íntima por suas propriedades antibactericidas e antissépticas, ajudando a manter a saúde da região íntima.
Caso você não tenha o sabonete com facilidade, pode optar pelo banho de assento. Basta fazer a decocção da casca de barbatimão, esperar o chá amornar, colocá-lo em uma bacia e sentar-se ali por cerca de 30 minutos.
Proteção contra câncer de mama e de colo de útero
Estudos recentes também indicam que o Stryphnodendron adstringens tem potencial anticancerígeno, auxiliando no tratamento de câncer de mama e de colo de útero.
Hemorróidas
Outra vantagem desta erva é no tratamento de hemorroidas. Neste caso, você pode fazer uma pomada de barbatimão caseira. Macere a casca de barbatimão até que ela se torne pastosa e misture-a ao óleo de coco prensado a frio.
Guarde em um pote de vidro por até 15 dias (mantendo sempre na geladeira) e vá passando sobre a hemorroida, massageando levemente. O efeito refrescante do óleo de coco, somado ao poder anti-inflamatório do Stryphnodendron adstringens, vai ajudar a desinchar a hemorroida e aliviar a dor e a queimação.
Outra opção é comprar cera de abelha, derretê-la em banho-maria, e então adicionar o barbatimão em pasta. O processo de armazenamento é o mesmo.
Acnes
O barbatimão também pode ser usado no tratamento de acnes. Uma boa forma de usá-lo é fazendo a decocção e lavando o rosto ou então fabricando um óleo medicado caseiro com a casca de barbatimão.
Para isso, você pode inserir algumas lascas de Stryphnodendron adstringens em um vidro limpo e esterilizado e preenchê-lo com óleo de gergelim prensado a frio. Em seguida, deixar curtir esse óleo por 15 dias, em local seco e abrigado da luz.
Depois, é só filtrar o óleo, para tirar qualquer resquício da casca de barbatimão, e usá-lo diariamente. Você pode passar no rosto, manter por cerca de 15 minutos, e retirar o excesso lavando com água corrente.
HPV
Quando existe diagnóstico de HPV, o barbatimão pode ajudar na cicatrização de possíveis feridas e na manutenção da saúde ginecológica em geral, uma vez que é antibactericida.
Mas o mais interessante é que o barbatimão é antiviral. Portanto, pode ser um grande aliado na prevenção do HPV.
Nesses casos, você pode optar pelo banho de assento ou pela pomada ginecológica.
Atenção!
Caso você tenha problemas de constipação intestinal, o uso do Stryphnodendron adstringens pode piorar o problema. Sendo assim, o melhor é primeiro tratar a constipação e voltar a ter um intestino regulado antes de poder aproveitar todos os benefícios desta erva.
Outro cuidado a ser tomado em relação ao barbatimão é que, em altas doses, ele pode ser tóxico e até provocar abortos. Por essa razão, antes de consumir a erva, o ideal é que você consulte uma profissional de saúde especializada.
Gostou de saber mais sobre as propriedades medicinais do barbatimão? Aproveite e compartilhe este conteúdo com mais pessoas, para que elas também possam se beneficiar deste conhecimento!
Um abraço e até o próximo artigo!
Eve.